f:Agora Cultura Rio's Live

00:00
Agora Cultura Rio @f:100003494760474
  • Level 1
  • Fanned 0
PROJETO ÁGORA
Teatro Municipal Maria Clara Machado
2012/2014
OCUPAÇÃO e RESIDENCIA ARTISTICA

Há muitas formas de realizar uma ocupação. Pode-se simplesmente sobrepor uma coisa sobre a outra com o desejo expresso de preencher vazios. Mas há formas de ocupar com estilo. Disso se ocupam os artistas. Preencher uma página em branco, marcar uma cena, projetar uma tela são tarefas que pressupõem um objetivo e que, mesmo em harmonia ou numa aparente desordem, devem fazer um sentido e formar um conjunto da obra.
É, dentro desse cenário, que o empreendedor cultural José Carlos Della Vedova/ Conexão Eventos, a diretora e atriz Fabianna de Mello e Souza e Mauro Luiz Vianna, com suas expertises e pesquisas de encenação, buscaram as suas versões de harmonia.
A Diretora artística, integrante do Théâtre Du Soleil por nove anos,  pesquisa profundamente o princípio artesanal do teatro popular, como elemento mágico a serviço da encenação contemporânea. Segundo Ariane Mnouchkine, diretora da companhia francesa, “...o realismo é o maior inimigo do teatro contemporâneo...”, ao estabelecer uma zona de conforto perigosa para o teatro e onde cessa a busca no processo de criação.
É, dentro desse espírito, que se criou um projeto de ocupação para o Teatro Municipal Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, com uma política cultural que privilegia a moderna encenação que bebe na fonte das seculares tradições populares: Topeng balinês, Kabuki, Commedia Dell’Arte, palhaçaria e manifestações tipicamente brasileiras, como o boi, mamulengo, reisado, repente e tantas outras.
Na Grécia Antiga, havia um lugar essencialmente povoado pelos cidadãos e para onde todos convergiam quando queriam se expressar e ouvir as expressões alheias, era a Ágora. Por sua essência mais pura, o Projeto de Ocupação para a cena teatral assim foi batizado: PROJETO ÁGORA, espaço público por excelência, onde as manifestações populares encontram o seu lugar, o verdadeiro local da cidadania e da expressão artística. Embora nem todos conheçam o seu significado, possui um significante marcante, confunde-se com o vocábulo “agora”, que também cabe ao projeto e quem ficar curioso sobre a transformação desse vocábulo em uma proparoxítona, vai conhecer um novo conceito, o princípio da cidadania, perseguido desde a antiguidade.
A ágora era uma praça, normalmente circular em forma de arena, assim como é a forma do palco desse teatro.


PROJETO ÁGORA
Espaço público por excelência
ÁGORA:  (do grego ágora S.f. Praça das antigas cidades gregas, no qual se fazia o mercado e onde se reuniam muitas vezes as assembleias do povo.

TEATRO ADULTO E TEATRO INFANTIL
A Cia. dos Bondrés apresentou para a abertura da programação de nossa Residência-Artística / “Teatro Adulto”, em abril e maio/2012,   o espetáculo "INSTANTÂNEOS", que pesquisa a encenação com a técnica das máscaras balinesas, o TOPENG, misturando elementos da cultura popular brasileira, resultando em espetáculos com a magia dos grandes teatros milenares, associado às mais modernas técnicas de encenação. A música, sempre ao vivo, também cria partituras com instrumentos asiáticos como o gamelão, misturados aos instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia e pandeiro, marimbas etc.).

Os demais espetáculos teatrais serão selecionados pela equipe curadora, privilegiando companhias e coletivos que bebam na fonte do teatro popular, mas que tragam elementos das modernas formas de encenação.

A programação de junho, foram realizados os Enentos "Rio+20 & Você" e o "FÓRUM Amazônia Sustentavel", com palestras, workshops e  espetáculos com forte apelo socioambiental, reforçando a agenda da cidade, a Rio+20.

ÁGORA NOVAS CENAS
O horário alternativo do teatro será ocupado pela nova geração de artistas, atores, autores e encenadores. A eles será oferecido o espaço, com a missão de experimentar suas novas linguagens e ousadias, revelando uma nova face da cena teatral, com uma discussão junto ao público, trazendo uma reflexão sobre o trabalho apresentado.


MÚSICA
Curadoria Thiago Vedova

QUINTAS INSTRUMENTAIS
música instrumental, musica clássica, contará com uma programação eclética, de primeiríssima qualidade.

AS OFICINAS  E  RESIDÊNCIAS DE FORMAÇÃO
Oficinas de teatro e residência artísticas serão realizadas com o objetivo de formação e ainda de trazer para esta arena uma reflexão sobre o jogo do ator, assim como a criação de um espaço de ciclos de leitura, ciclo de vídeos e palestras sobre a história da cena teatral. Em cada oficina, haverá vagas para bolsistas, selecionados previamente pela equipe de curadores.
As oficinas começaram com a participação especial de quem tem muito a dizer sobre o ofício do ator. Integrantes da companhia francesa “Théâtre Du Soleil” há mais de duas décadas, Eve Doe Bruce, Juliana Carneiro da Cunha e Fabianna Mello e Souza, compartilham suas vivências em uma das mais importantes companhias do planeta para sessenta seletos candidatos, porém abertos a ouvintes sujeitos à lotação do teatro. A série de oficinas “Viver no Soleil” realizadas em abril e maio  ocuparam todas as manhãs do teatro.


FICHA TÉCNICA Projeto Ágora

DIREÇÃO ARTÍSTICA
Fabianna de Mello e Souza
Diretora da CIA DOS BONDRÉS

DIREÇÃO EXECUTIVA e GESTÃO
José Carlos Della Vedova
Diretor da CONEXÃO EVENTOS

DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Mauro Luiz Vianna
Diretor da HABLA COMUNICAÇÃO
MÚSICA
CURADORIA    Thiago Vedova

REALIZAÇÃO e GESTAO:  
CONEXÃO EVENTOS


TEATRO MARIA CLARA MACHADO
Rede Municipal de Teatros da Cidade do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
Rua Padre Leonel Franca, 240 – Gávea – CEP 22451-000  
+ 21  2274-7722

Informações:
agora.culturario@gmail.com

Administração do Teatro / SMC
Dulce Penna de Miranda  - dulpenn@hotmail.com

Conecte-se, participe e faça parte das nossas redes sociais, newsletter e mailing:
agora.culturario@gmail.com
facebook/agoraculturario
twitter/agoraculturario
vimeo/ agoraculturario
youtube / agoraculturario