EVENT \ワンコーラスで魅力を伝えて/ゲスト審査員:七海うららさん「歌い手フェスvol.1」参加募集中🎤 EVENT 参加賞追加❣『PUBG:BATTLEGROUNDS』× ツイキャスEsports ゲーム大会

f:Zum Lima キャス

00:00
  • レベル 1
  • サポーター 0
Nascido em Paulista – PE, o rapper Zum teve seu primeiro contato com o hip-hop ainda adolescente, através de amigos. A partir daí, a influência vinha de todos os lugares: desde MC’s de pouco reconhecimento, mas muito talento, a artistas de break, grafitti e ícones culturais como Chico Science e Alceu Valença.  Tendo em vista seu envolvimento com a música que produz, a sigla ZUM provém daí: Zelar Único Modo. Trata-se do modo com o qual o mc trata seu trabalho, zelando-o com amor e sendo único no que faz, no que vive, no que relata. As músicas são em forma de desabafo. Relatam a vivência do artista, as experiências que viveu, as dificuldades que enfrentou e as alegrias que compartilhou.
A necessidade de partilhar os momentos da vida, desde os mais simples aos mais representativos, está presente no rapper, não apenas por causa do seu lado artístico, mas também pelo lado humano. Para ele, todo mundo precisa compartilhar as coisas boas e desabafar as ruins. Sua música tem como objetivo chegar às pessoas de uma forma transformadora, inspiradora, de modo a motivá-las a viver a mesma coisa ou usar essa arte como uma fonte de energia que ou os acorde ou os edifique acerca de alguma situação presente.Sua logomarca – uma caveira – representa sua vontade de matar a falta de paz, amor e prosperidade.
Mesmo antes de frequentar estúdios ou fazer shows, o cantor escrevia o que pensava, o que vivia, o que sentia. Porém algo totalmente consistente não poderia ser transformado em música de qualidade por um adolescente inexperiente. Por isso, apesar de fazer rap desde os 15 anos, o artista só lançou-se à cena em 2011, quando lançou seu primeiro single “Miragem”, que ganhou, inclusive, um videoclipe. Segundo ele, o rap exigia um amadurecimento para aceitar as críticas e tirar delas um aprendizado, uma forma de crescer e melhorar seu trabalho.Tudo pelo que já passou, até mesmo o envolvimento com outros gêneros musicais, serviram para a evolução profissional de Zum.
Ele escrevia apenas porque o fazia bem, e as primeiras junções das letras com as batidas foram feitas por ele mesmo através do Fruity Loops – programa bastante famoso entre os beatmakers do mundo todo.Gabriel da Mota(Mota beats) foi um dos primeiros companheiros de rap do artista. Várias produções foram feitas por eles, inclusive o single “Miragem”, que serviu como o lançamento completo de Zum no rap.A música, em pouco tempo, teve uma repercussão fenomenal, tanto na internet quanto nas ruas. O single relata um momento complicado na vida do artista, quando falsas amizades o rodeavam, os momentos que vivia não passavam de uma ilusão e o uso de drogas era intenso, na tentativa de fugir do presente.  Tamanho desabafo foi o motivo para um alto reconhecimento do rapper no cenário musical.
Ele tem como objetivo que sua música ajude as pessoas da mesma forma que o ajudou. Após o sucesso de Miragem, o EP Dias Vazios foi lançado: uma compilação de cinco músicas em forma de desabafo, tanto escritas em sua adolescência, quanto fruto do trabalho entre ele e Mota beats. Nesse momento, o reconhecimento das músicas lançadas fizeram outros produtores e mc’s se interessarem em trabalhar com ele, tais como Nany Oliveira e Fabulouso.Outro beatmakera trabalhar com Zum foi Jonas Ribeiro Chagas(Jonas beats), que, hoje, integra o selo Luz e Foco. Seu segundo EP, “Resgatado de Conflitos”, apresenta um single –  Compromisso - que enfatiza a ideia que o rap não é apenas resultado de brincadeira ou ócio criativo: é um compromisso do rapper com ele mesmo. Outro single do segundo EP lançado é “Plenitude em Evidência”, que fala sobre os conflitos existentes no dia-a-dia e a forma com a qual devemos trata-los, ressaltando que agindo de forma benigna, seremos capazes de superar tudo da melhor forma, “com plenitude espiritual”. Outras obras bastante reconhecidas do rapper são “Sol nascente”, “O Mundo Quer Entender”, som proveniente da parceria com o rapper Pertnaz, e “Abominável”. A mixtape “Eu Respiro Isso” será lançada em 2013.
Este ano, Zum iniciou a turnê PAZCIENCIA com alguns amigos pernambucanos - grupo Sem Peneira pra Suco Sujo, Chapa do VSM, Anêmico, DJ Novato, Sérgio Rangel e DJ Zero – que vai durar até 2013.O artista tem conseguido mostrar, com realismo, o cenário vivido por ele. O asfalto, os diálogos, as vivências, as experiências, as leituras e os fatos representam 100% de sua expressão musical.

Escrito por: Maria Carolina Brito Mendes (caarolbrito@hotmail.com)

Contatos:
081 8656 2931 Zum
E-mail: zum879@gmail.com
www.soundcloud.com/zum879
www.myspace.com/zum_
www.twitter.com/Zum__