f:Amoy Ribas's Live

00:00
Amoy Ribas @f:100000548883622
  • Level 1
  • Fanned 0
O percussionista, compositor e pesquisador Amoy Ribas nasceu em Brasília morou na Índia, Alemanha, Recife, no norte de Minas, São Paulo e no Rio de Janeiro, sempre atento à música, imprime em seu trabalho as várias influências pelas quais passou. A mistura de técnicas e estilos distintos é característica marcante do músico, que busca extrair todas as possibilidades sonoras dos instrumentos.
Sua percussão despertou o interesse em grandes nomes da música como Richard Galliano, Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Marco Pereira, Guinga, Jacques Morellenbaum, Hamilton de Holanda, Nailor Proveta, Ed. Kowalczyk, Billy Blanco, Beth Carvalho, Leila Pinheiro, Joyce, Moacyr Luz, Carlos Malta, Toninho Ferragutti, Jeff Coffin, Mauro Senise e Paulinho Moska, com os quais o percussionista fez shows no Brasil e no exterior.
Ao longo de sua carreira, já participou de importantes festivais, como Jazzrally, Traumzeit (Alemanha), Festival Del Caribe (Cuba), La Paz Festjazz (Bolívia),  Tudo é Jazz e BMW Jazz Festival (Brasil). Esteve em Los Angeles com o Grupo Brazilian Modern Choro Ensemble e participou, em 2004 e 2007, da Orquestra WDR de Colônia, ao lado de Joyce e do pianista e arranjador Gilson Peranzzetta. Em 2006, participou do DVD "Sinfonia do Rio de Janeiro" de Billy Blanco e Tom Jobim e gravou o CD Luz Negra de Richard Galliano com participação de Hamilton de Hollanda. No final de 2007, participou do concerto de Richard Galliano e Gary Burton, na sala Pleyel em Paris. Em 2008, gravou com grandes nomes da MPB como Mart'nalia e apresentou-se no Projeto Aquarius.
Em 2007 lançou seu primeiro disco solo – Batuke no Batike –-, muito bem recebido pelo público em diversas apresentações no Brasil. Em 2008, gravou um disco em formação de trio, com o grupo RAL 3, na Alemanha, e fez shows em Israel, Tunísia, Argélia, Palestina e França.
Em 2009 foi agraciado pelo prêmio Pixinguinha para a gravação e turnê do seu terceiro CD, Tambores de Apuama, que mostrar a atualidade da percussão brasileira, as várias formas de usá-la e as possibilidades de composição musical partindo da percussão. O resultado é uma mistura do rústico som dos tambores afro-brasileiros com harmonias de sonoridade moderna e criativa. Amoy Ribas assina todas as composições e arranjos, nos quais usou atabaques, roncador, berimbau, vibrafone, marimba e bateria com saxofone, trompete, clarinete, trombone, flautas, flugelhorn, gaita, baixo acústico e outros instrumentos, sempre explorando sons acústicos e timbres orgânicos. Em 2013 esta lançando o CD Fora dos Eixos com o grupo choro & Cia, com músicas inéditas e raras de Ernesto Nazareth, em comemoração aos 150 anos do compositor.
Amoy Ribas transcende o conceito da percussão como simples acompanhamento procurando novos sons no universo percussivo, o que torna sua música vibrante e propositiva, integrando-a com igual relevância aos outros instrumentos.